Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

ATIVIDADES PARA O 6º ANO - SUBSTANTIVOS

ATIVIDADE DE ESTUDOS PARA O 6º ANO
1. Em: a) “os gregos saíram de dentro do cavalo”

b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

 

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.

___________________________________________________________

 

2. Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:

( ) O seu tio era velho. ( ) O velho não gostava de jogar damas.
( ) Era um armário velho e empoeirado.

 

3. Leia o texto e responda às questões a seguir:

A Bailarina

Esta menina tão pequenina quer ser bailarina

Não conhece nem dó nem ré,

mas sabe ficar na ponta do pé

Não conhece nem mi nem fá,

mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si,

mas fecha os olhos e sorri

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar

e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.

Esta menina tão pequenina quer ser bailarina

Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras crianças.

(Cecília Meireles)

 

a) Retire do texto dois substantivos comuns.

______________________________________________________

 

4. O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves é:

a) caravana, assembléia e concílio

b) caravana, banca e bando

c) congresso, bando e banca

d) congresso, concílio e assembléia

5. Substitua, nas frases abaixo, o substantivo próprio por um substantivo comum,
mantendo o sentido da frase.

 

a) Maria sempre leva seus filhos para brincar no Hopi-Hari.

 

b) Comprei um par de Havaianas para ir à praia.

 

c) Juliana sempre pede para a mãe comprar Trakinas.

 

d) Todo dia tomo leite com Toddy no café da manhã.

 

 

6. Observe os substantivos em destaque e escreva C para os substantivos concretos e A para os substantivos abstratos.

 

( ) Guardar dinheiro quando se é jovem é uma segurança para a velhice.

( ) O segurança era muito forte e alto.

( ) Sempre que estou em casa, sinto que estou em segurança.

( ) A felicidade é um sentimento que completa o ser humano.

( ) Dona Felicidade fez o melhor bolo de chocolate que já comi.

( ) Rosa é uma ótima professora.

( ) A rosa é uma das mais lindas flores da nossa flora.

 

7. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1. COMUM ( ) É aquele que particulariza um ser da espécie. Possuem

nomes próprios, principalmente:

2. PRÓPRIO ( ) É aquele que indica seres dependentes de outros seres

3. CONCRETO ( ) É aquele que dá origem a outras palavras.

4. ABSTRATO ( ) É aquele que indica um nome comum a todos os seres da

mesma espécie.

5. PRIMITIVO ( )É aquele que indica seres reais ou imaginários, de

existência independente de outros seres

6. DERIVADO ( )É aquele que se origina, que se forma de outra palavra.

pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria (derivados da pedra)

terreno, terreiro terráqueo, subterrâneo (derivados de terra)

7. COLETIVOS ( )É aquele formado de apenas um radical

8. COMPOSTO ( ) É aquele formado de dois ou mais radicais

9. SIMPLES ( ) Embora no singular, indicam uma multiplicidade de seres da

 

 

8.Leia.

“As crianças corriam velozmente por aquela imensa floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam temerosas”.

(...)

 

a) Quais os substantivos presentes no texto lido acima?

 

b) No texto há algumas palavras substantivadas. Quais são elas?

 

c) Que característica é dada ao substantivo “floresta”?

 

d) Como as crianças ficaram na floresta imensa?

 

e) A que classe gramatical pertence a palavra “temerosas”?.

9.Leia.

“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo, quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam parreiras e hortaliças.”

 

a) Transcreva do 1º período um substantivo comum.

 

b) No 3º período há dois substantivos próprios. Quais são eles?

 

c) As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS estão caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses substantivos.

10.Leia.

“Sempre que o sol

Pinta de anil

Todo o céu

O girassol

Fica um gentil

Carrossel”

 

Transcreva do 4º verso um substantivo composto.

 

11.Texto:

Ventania

(Cecília Meireles)

 

Aqui a ventania não dorme,

Com suas mãos crepitantes,

Seus guizos,

Seus adereços de campainha eólias.

Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas,

A ventania

Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem,

Inclina as flores,

Levantas folhas secas

Alise a poeira amarela

Açula gatos e cães (...)

 

a) De que o autor fala no texto?

 

b) Observe que no texto há algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no dicionário de cada uma delas.

 

c) Os termos “crepitantes, eólias e alvas” pertencem a qual classe de palavras? Assinale a alternativa correta.

 

( ) substantivos

( ) adjetivos

( ) verbos

 

d) Transcreva três palavras que indicam ação no texto.

 

e) De qual substantivo a palavra VENTANIA é derivada?

12.Leia.

Voo

 

Alheias e nossas

As palavras voam.

Bando de borboletas multicolores,

As palavras voam.

Bando azul de andorinhas,

Bando de gaivotas brancas,

As palavras voam.

 

(Cecília Meireles)

 

a) Retire o substantivo coletivo presente na estrofe acima.

 

b) Os substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas” classificam-se em:

( ) comum

( ) próprio

 

c) Quais os substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores, azul e brancas

Nenhum comentário:

Postar um comentário