1. Em: a) “os gregos saíram de dentro do
cavalo”
b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.
Qual é a classe gramatical das palavras
sublinhadas.
___________________________________________________________
2. Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de
substantivo:
( ) O seu tio era velho. ( ) O velho não gostava de jogar damas.
( ) Era um armário velho e empoeirado.
( ) Era um armário velho e empoeirado.
3. Leia o texto e responda às questões a seguir:
A Bailarina
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)
a) Retire do texto dois substantivos comuns.
______________________________________________________
4. O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves é:
a) caravana, assembléia e concílio
b) caravana, banca e bando
c) congresso, bando e banca
d) congresso, concílio e assembléia
5. Substitua, nas frases abaixo, o substantivo próprio por um substantivo
comum,
mantendo o sentido da frase.
mantendo o sentido da frase.
a) Maria sempre leva seus filhos para brincar no Hopi-Hari.
b) Comprei um par de Havaianas para ir à praia.
c) Juliana sempre pede para a mãe comprar Trakinas.
d) Todo dia tomo leite com Toddy no café da manhã.
6. Observe os substantivos em destaque e escreva C para os
substantivos concretos e A para os substantivos abstratos.
( ) Guardar dinheiro quando se é jovem é uma segurança para a
velhice.
( ) O segurança era muito forte e alto.
( ) Sempre que estou em casa, sinto que estou em segurança.
( ) A felicidade é um sentimento que completa o ser humano.
( ) Dona Felicidade fez o melhor bolo de chocolate que já comi.
( ) Rosa é uma ótima professora.
( ) A rosa é uma das mais lindas flores da nossa flora.
7. Enumere a segunda coluna de acordo com a
primeira.
1. COMUM ( ) É aquele que
particulariza um ser da espécie. Possuem
nomes próprios, principalmente:
2. PRÓPRIO ( ) É aquele que
indica seres dependentes de outros seres
3. CONCRETO ( ) É aquele que dá
origem a outras palavras.
4. ABSTRATO ( ) É aquele que
indica um nome comum a todos os seres da
mesma espécie.
5. PRIMITIVO ( )É aquele que
indica seres reais ou imaginários, de
existência independente de outros seres
6. DERIVADO ( )É aquele que se
origina, que se forma de outra palavra.
pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria (derivados
da pedra)
terreno, terreiro terráqueo, subterrâneo (derivados
de terra)
7. COLETIVOS ( )É aquele formado
de apenas um radical
8. COMPOSTO ( ) É aquele formado
de dois ou mais radicais
9. SIMPLES ( ) Embora no
singular, indicam uma multiplicidade de seres da
8.Leia.
“As crianças corriam velozmente por aquela imensa
floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam
temerosas”.
(...)
a) Quais os substantivos presentes no texto lido
acima?
b) No texto há algumas palavras substantivadas. Quais
são elas?
c) Que característica é dada ao substantivo
“floresta”?
d) Como as crianças ficaram na floresta imensa?
e) A que classe gramatical pertence a palavra
“temerosas”?.
9.Leia.
“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo, quieto,
de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos
Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam
parreiras e hortaliças.”
a) Transcreva do 1º período um substantivo comum.
b) No 3º período há dois substantivos próprios. Quais
são eles?
c) As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS estão
caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses substantivos.
10.Leia.
“Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel”
Transcreva do 4º verso um
substantivo composto.
11.Texto:
Ventania
(Cecília Meireles)
Aqui a ventania não dorme,
Com suas mãos crepitantes,
Seus guizos,
Seus adereços de campainha eólias.
Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas,
A ventania
Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem,
Inclina as flores,
Levantas folhas secas
Alise a poeira amarela
Açula gatos e
cães (...)
a) De que o autor fala no texto?
b) Observe que no texto há algumas palavras em
destaque. Pesquise o significado no dicionário de cada uma delas.
c) Os termos “crepitantes,
eólias e alvas” pertencem a qual
classe de palavras? Assinale a alternativa correta.
( ) substantivos
( ) adjetivos
( ) verbos
d) Transcreva três palavras que indicam ação no texto.
e) De qual substantivo a palavra VENTANIA é derivada?
12.Leia.
Voo
Alheias e nossas
As palavras voam.
Bando de borboletas multicolores,
As palavras voam.
Bando azul de andorinhas,
Bando de gaivotas brancas,
As palavras voam.
(Cecília Meireles)
a) Retire o substantivo coletivo presente na estrofe
acima.
b) Os substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas” classificam-se em:
( ) comum
( ) próprio
c) Quais os
substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores, azul e brancas
Nenhum comentário:
Postar um comentário